2º BPM apresenta resultado da “Operação Colheita” em São Gabriel da Palha e Vila Valério

166

Iniciou-se no dia 01 de maio em todo o território capixaba a “OPERAÇÃO COLHEITA 2020”. A atividade que é desenvolvida pela Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, faz parte do plano anual de ações operacionais executadas pela Instituição e consiste em aumentar a sensação de segurança nas zonas rurais dos principais municípios produtores de gêneros agrícolas do Estado.

Em virtude do aumento da migração de pessoas, da circulação de mercadorias e de dinheiro nas regiões produtoras do Estado que ocorre todos os anos no período de colheita, existe a possibilidade de elevação no número de ocorrências delituosas, principalmente, dos crimes contra o patrimônio.

Desta forma, a Polícia Militar, por meio da referida operação, pretende mitigar estas consequências negativas, com as seguintes ações: reforço no patrulhamento ostensivo nas áreas rurais; maior interação com as comunidades do interior; intensificação das abordagens a veículos e pessoas em fundada suspeita.

Com o objetivo de regular o desenvolvimento destas ações nos municípios sob responsabilidade do 2º BPM, com sede na cidade de Nova Venécia, o Comandante da Unidade, Ten Cel PM Mário Marcelo Dal Col, editou a “Ordem de Operação nº 004-2020”.

A diretriz operacional estabelece como formas de atuação prioritária: o policiamento preventivo com base na filosofia de polícia comunitária; a execução de Operações Ponto Base em vilas, distritos e locais de maior visibilidade nas áreas rurais; a criação ou manutenção das guarnições de patrulha rural; a realização de visitas tranquilizadoras aos produtores e aos moradores do interior.

Nas cidades de São Gabriel da Palha e Vila Valério, segundo destacou o Comandante da 3ª Cia / 2º BPM, Capitão PM Cleiton José Brito, desde o início da Operação até o fechamento desta matéria, já foram confeccionadas mais de 100 (cem) ocorrências de natureza preventiva, com ações desenvolvidas pela Polícia Militar na zona rural dos dois municípios.

De acordo com o Capitão Cleiton, as ocorrências estão dividas entre Operações Ponto Base (Visibilidade) e Visitas Tranquilizadoras. Estas atividades estão previstas no planejamento operacional da Companhia, conforme cronograma implementado pelo Comando da Cia que estabelece a divisão da zona rural dos municípios de São Gabriel da Palha e Vila Valério em rotas de policiamento.

“Todos os distritos e localidades do interior são atendidas pelo patrulhamento preventivo, de acordo com programação variável, que pode ocorrer em qualquer horário ou dia da semana, o que dificulta as ações criminosas, diante da ausência de previsibilidade da atuação policial, promovendo, assim, maior segurança para as comunidades”, finalizou o oficial.