Zulagar representa Barra de São Francisco no Congresso Nacional de Secretarias de Saúde em Brasília

163

O Secretário Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, Zulagar Dias Ferreira, juntamente com o Subsecretário da pasta Carlos Alberto Montovani Saldanha, participam desde a última terça-feira, 02 de julho de 2019, em Brasília, do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que tem como tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”.

Em entrevista, através de um aplicativo de mensagens, Zulagar listou fatores importantes de sua participação no Congresso “Para mim, participar deste evento representa crescimento enquanto secretário. É a oportunidade de fazer mais a partir dessa interação com gestores de todo Brasil e de conhecer programas que podem fazer a diferença para a população para assim ser colocados em prática. Com novas experiências, posso agora valorizar e aplicar as muitas alternativas, saindo do viés tradicional de tratamento da saúde, que no meu ver tem a partir deste congresso a descentralização de políticas, metodologias, técnicas em prol da população. Por fim, um dos objetivos é buscar nas fontes recursos para fomento de ações e implementações de programas pertinentes de saúde pública”; encerrou ele.

O CONGRESSO

Entre os assuntos discutidos estão: O impacto da gripe na saúde pública; os desafios da obesidade no Brasil; programa de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS; preparatória para o Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira, entre outros.

O evento conta ainda com a tradicional “Feira Brasil aqui tem SUS”, onde instituições e empresas, públicas e privadas, estão expondo e divulgando suas experiências, produtos, serviços, tecnologias e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos.

Entre os congressistas estão gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades políticas. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.