Vitória-ES vence o Real Noroeste nos pênaltis e conquista o 10º título do Capixabão

72

Dez vezes campeão! O Vitória-ES foi até o José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, um estádio onde o clube jamais venceu, e bateu o Real Noroeste nos pênaltis, por 4 a 2 – no tempo normal, o duelo terminou empatado em 1 a 1 -, para conquistar o Campeonato Capixaba 2019. A conquista quebra um longo jejum de 12 anos sem a conquista do Estadual e marca o 10º título capixaba da sua história.

O Vitória-ES abriu o placar aos nove minutos do primeiro tempo. Após ótimo passe de Rodrigo César, Thiago dividiu com o goleiro Paulo Henrique dentro da área e, na sobra, tocou para o fundo das redes. O Real Noroeste empatou ainda na primeira etapa, aos 26 minutos. Vitinho dominou cruzamento de Gabriel e, sem ângulo, acertou um forte chute, que surpreendeu o goleiro Harrison e deixou tudo igual no José Olímpio da Rocha.

O empate por 1 a 1 fez com que pela primeira vez no século o Campeonato Capixaba fosse decidido nos pênaltis. Melhor para o Vitória-ES, que acertou todas as suas quatro cobranças, com Tabata, Diogo, Thiago e Vitinho, e ergueu a taça. Geisandro, parou em Harrison, e Léo Lisboa, parou no travessão, desperdiçaram para o Real Noroeste – Leandro Teixeira e Vitinho converteram -, o que custou o primeiro Estadual da história do clube.

O título do Campeonato Capixaba 2019 dá ao Vitória-ES vagas na Série D e na Copa do Brasil, ambas em 2020.

O jogo

O primeiro tempo começou de forma muito acelerada, com as duas equipes levando perigo às metas de Harrison e Paulo Henrique. Mas foi o Vitória-ES que saiu na frente, após Thiago aproveitar bom passe de Rodrigo César, aos nove minutos de jogo. O Real Noroeste não sentiu o baque e continuou em cima do adversário em busca do empate. A postura dos donos da casa surtiu efeito aos 26 minutos. Vitinho, em um chute que pegou o goleiro alvianil de surpresa, deixou tudo igual. No final da primeira etapa, os dois times pediram pênalti em jogadas com Carlos Vitor e Iuri Pimentel, porém a arbitragem mandou o jogo seguir.

A volúpia demonstrada na primeira etapa não voltou para o segundo tempo. As duas equipes procuraram cadenciar mais o jogo e não se expor, a fim de não tomar um gol que custasse o título. Apesar disso, o Vitória-ES criou duas boas ocasiões de gols. Primeiro, Carlos Vitor parou em ótima defesa de Paulo Henrique; segundo, Rodrigo César finalizou por cima. Com o passar dos minutos, ficou nítido que os dois times estavam esperando o apito final e as penalidades máximas.

REAL NOROESTE 1(2) X (4)1 VITÓRIA-ES
Campeonato Capixaba 2019 (jogo de volta da decisão)
Data: 27 de abril (sábado)
Local: José Olímpio da Rocha (Águia Branca, ES)
Árbitro: Dyorgines Padovani de Andrade (CBF)
Gol: Thiago (VIT) aos 09min e Vitinho (RNO) aos 26min do 1º tempo

Real Noroeste: Paulo Henrique; Gabriel, Mailson, Tiagão e Geisandro; Leandro Assis, Iuri Pimentel (Dinho), Igor Santos (Léo Lisboa) e Leandro Teixeira; Vitinho e Robert (Ricardo). Técnico: Duzinho.

Vitória-ES: Harrison; Cássio, Ferrugem, Léo Breno e Thainler; Igor Pimentel (Tabata), Thiago, Rodrigo César e Carlos Vitor (Diogo); Vitinho e Jarles Baiano (Henrique). Técnico: Wesley Martinelli.