Vila Pavão decreta Situação de Emergência em razão do surto de malária no município

219

A Prefeitura de Vila Pavão,  decretou Situação de Emergência em Saúde Pública, em razão do surto de malária na cidade, criando ao mesmo tempo, a Sala da Situação com o objetivo de monitorar as ações administrativas de combate à doença.

A medida foi tomada pela Administração Municipal para ampliar as equipes que estão trabalhando no combate e monitoramento da doença. O Decreto assinado no final da tarde desta segunda-feira, (6), pelo prefeito Irineu wutke tem validade de 180 dias.

O decreto autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto, especialmente, a aquisição pública de insumos e materiais e a contratação dos serviços necessários ao atendimento emergencial à população.

O município fechou a segunda-feira, com 50 casos confirmados da doença. Um novo relatório atualizado deverá ser divulgado até o final da tarde desta terça-feira (7).

Segundo a equipe que monitora a doença no município, existem focos de malária nas localidades de Conceição do Quinze, Praça Rica, Córrego do Estevão e Córrego Paraíso, no interior do município.

Vila Pavão criou uma força-tarefa para bloquear a doença, com o uso de carros fumacê e orientações à população. Foi montado ainda na cidade, um laboratório que oferece assistência aos moradores com sintomas da doença, além de realizar exames com resultado mais rápido, em cerca de 30 minutos.

A transmissão da malária ocorre pela picada do mosquito Anopheles stephensi, chamado de mosquito prego, que também se reproduz em água parada. Os sintomas são febre seguida de muito suor, calafrios, tremedeira, vômitos e forte dor de cabeça. A hipótese é que alguém de fora com o vírus inoculado tenha trazido a doença.

A força tarefa instalada no município faz um trabalho investigativo para identificar o mais rápido possível caso fonte que espalhou a doença no município.

Fonte: Vila Notícias 

COMPARTILHAR