Solenidade das comemorações de aniversário do 11° BPM de Barra de São Francisco aconteceu nesta terça 09

286

As comemorações de aniversário pelos 17 anos de fundação do 11º Batalhão da Polícia Militar de Barra de São Francisco, aconteceram em solenidade nesta manhã de terça-feira (09/07/2019), na Câmara Municipal, ocasião em que transcorreu a cerimônia de outorga de medalhas, certificados e reconhecimento aos militares e personalidades que ao longo do tempo, fazem parte da história desta importante unidade policial do noroeste do ES.

O presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco, vereador Juvenal Calixto, ao lado de cinco chefes de Executivo: Elias Dal Col de Ecoporanga, Márcio Leite de Água Doce do Norte, Hermínio Hespanhol de Mantenópolis, Ângelo Antonio Corteletti (Brizola) de Águia Branca e Alencar Marim de Barra de São Francisco, esteve compondo a mesa de trabalhos, onde representantes do poder Ministério Público e autoridades militares também fizeram parte entre elas, a do comandante da Polícia Ostensiva da Região Noroeste, Tenente-Coronel Edmilson Batista dos Santos.

Juvenal Calixto afirmou que as comemorações são mais do que merecidas e todos os componentes do 11º BPMES, merecem respeito e consideração. “Sentimos honrados com o convite do comandante Tenente-Coronel Rômulo Souza Dias e sempre nos colocamos ao dispor desta unidade que transmite segurança aos nossos cidadãos”.

Vários policiais lotados no 11º BPMES, foram agraciados com as mais altas comendas, os quais se destacaram ao longo dos 17 anos de existência da unidade. Além deles, personalidades do cotidiano da Polícia Militar, também foram alvo de homenagens, as quais ocorreram em clima de grande entusiasmo.

No domingo uma missa foi celebrada pelo padre Maickon Montovanelli, na Igreja Matriz de Barra de São Francisco e contou com a participação de vários policiais e bombeiros militares nos ritos litúrgicos. Estiveram presentes os oficiais e praças da Unidade, além de bombeiros militares lotados no 1º Posto Avançado de Bombeiros da 2ª Cia do 2º BPM de Barra de São Francisco, que comemoraram três anos de fundação.

A programação prevê, ainda, a realização da 3ª Corrida Rústica do 11º BPM e 1º PABM, no dia 14 de julho quando as comemorações deverão ser encerradas. O 11º Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis, no firme propósito de defender os valores da sociedade do noroeste capixaba.

Fonte: ASCOMCMBSF

Entenda como surgiu o Batalhão de Barra de São Francisco

Deputado Enivaldo dos Anjos autor da indicação do 11º BPM para B.S.Francisco

Através de decreto 1049-R, de 02 de julho de 2002, e Instalada em 09/07/2002, o 11º BPM da Policia Militar de Barra de São Francisco, estará completando 17 anos, de instalação nesta terça feira, 09/07/2019. O autor da indicação para que fosse instalado o 11º BPM, foi do deputado estadual Enivaldo dos Anjos, sendo que o governador a época era José Inácio Ferreira.

O primeiro comandante do 11º BPM, foi o major PM Paulo César Vieira, hoje coronel aposentado. Vale lembrar, que antes mesmo de se criar o batalhão, foi criada a 4ª Companhia Independente, através de indicação do também deputado estadual Enivaldo dos Anjos, e quem assumiu na época foi major PM Ailton Romais, hoje também coronel aposentado.

O 11º Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis, no firme propósito de defender os valores da sociedade do Norte e Noroeste-capixaba.

O então DPM (Destacamento Policial Militar) de Barra de São Francisco funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil e era comandado pelos Delegados ou Subdelegados de Polícia quando estes eram militares.

Quando os Delegados e Subdelegados se tornaram civis, os comandantes do DPM eram militares, até 1986, quando se criou o 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Nova Venécia, transferido para a Rua Maranhão, Centro de Barra de São Francisco.

Em 08 de abril de 1998, a 3ª Cia do 8º Batalhão, através de um decreto do Governador Vítor Buaiz, por indicação do deputado estadual Enivaldo dos Anjos, foi transformada na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Barra de São Francisco e abrangendo ainda os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo e Mantenópolis.

Assumiu, então, como primeiro comandante da 4ª Cia Independente, o então major PM Ailton Romais, hoje coronel aposentado, sendo seu subcomandante o capitão Alex Voney de Almeida.

Em 02 de julho de 2002, a 4ª Cia Independente, através do decreto 1049-R, do Governador José Inácio Ferreira, por indicação também do deputado estadual Enivaldo dos Anjos, foi transformada no 11º Batalhão da Polícia Militar com sede em Barra de São Francisco e abrangendo, ainda, os municípios de Ecoporanga, sede da 2º Cia; Água Doce do Norte, sede do 4º Pel da 1ª Cia; Águia Branca, sede da 1ª Cia e Mantenópolis, sede do 3º Pel da 1ª Cia além do Alto Rio Novo. Assumiu então, como primeiro comandante do 11º BPM o major PM Paulo César Vieira, hoje coronel aposentado.

O penúltimo comandante do 11º batalhão foi o Tenente Coronel Luciano Suave, que havia assumido em março de 2017, porém no dia 27/02/2019, o Tenente Coronel Rômulo Souza Dias assumiu o comando do 11º Batalhão da Polícia Militar em Barra de São Francisco.

Fotos: Weber Andrade