Secretaria de Saúde de Mantena iniciou o “Dezembro Laranja” com palestras sobre prevenção ao Câncer de Pele

47

A Prefeitura Municipal de Mantena/MG, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu a programação das ações da Campanha do denominado “Dezembro Laranja”, na manhã desta terça-feira (04), no Centro de Saúde.

“Foi um verdadeiro mutirão de atendimento médico e conscientização, direcionado especialmente ao acompanhamento, orientações e prevenção. O câncer de pele é curável desde que você descubra bem no começo. A função desta campanha que estamos iniciando é de instruir a população sobre os riscos do câncer de pele”, disse o Secretário de Saúde, Ocimar Rufino.

Dermatologista Dr. Simonton, disse que as pessoas devem ficar atentas nas manchas e pintas que já têm: “se aumentaram de tamanho rapidamente, se as bordas ficaram irregulares e borradas, se mudaram de cor ou passaram a ter várias cores ou qualquer pinta nova no corpo, à recomendação é procurar por um dermatologista ou um clínico geral”.

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são estimados para o país, em 2018, 2.920 novos casos de câncer de pele melanoma em homens e 3.340 em mulheres. Já os casos novos de câncer de pele não melanoma estimados são 85.170 em homens e 80.410 em mulheres.

Nesta ação houve também uma pequena palestra sobre o Dezembro Vermelho, instituindo a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, ministrada pela Enfermeira, Patrícia Vaz. Após as palestras foi servido um delicioso café a todos os presentes.

COMPARTILHAR