Robô criado por alunos de Ecoporanga garante premiação na Olimpíada Brasileira de Robótica

354

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Daniel Comboni, de Ecoporanga, está em festa. Estudantes dos 8º e 9º anos conquistaram o 1º lugar geral na categoria “Dedicação” da Olimpíada Brasileira de Robótica – etapa estadual 2019, realizada no último sábado (10), em Vitória.

O professor de Matemática, Marciano de Almeida Vieira, relatou que a proposta de trabalhar com robótica é usar a prática para ensinar os conteúdos e não o inverso, como é comum. “Quando estamos construindo o robô, algo sempre dá errado e temos que corrigir. Aí é que entra a teoria, em que eu mostro que para resolver o problema, precisamos utilizar a geometria, por exemplo. É um método muito eficaz e fez com que o robô construído por nossos alunos, conquistar essa premiação”, disse Vieira.

O prefeito Elias Dal’Col, ao ficar sabendo do resultado, fez questão de parabenizar o feito dos alunos ecoporanguenses. “Não poderíamos deixar de parabenizar nossos jovens, por levar o nome de Ecoporanga a esta competição. Eles já estavam sendo vitoriosos pela participação, souberam aproveitar a oportunidade e trouxeram para o município a medalha de ouro. Vocês são orgulhos não só para suas famílias, mas para todos nós. Ficarão para a história do país pela conquista do primeiro lugar na Olimpíada e por estarem entre os melhores do mundo”, destacou o prefeito Elias.

Os alunos Marina Nogueira, Ivan Cunha, Alexandre Vidoto e Pedro Marques foram os responsáveis pela conquista. Eles competiram com outras 140 equipes de todo o Estado, incluindo escolas públicas, particulares e escolas técnicas.

As atividades de robótica são realizadas no CEEFMTI Daniel Comboni há três anos e também conta com o apoio do professor de Física Márcio Cypriano.

Fonte: SEDU
Texto: Soraia Camata