Programa ‘Boa Energia nas Escolas’ ensina economia de energia aos educadores de Ecoporanga

40

Educadores do ensino fundamental entre professores, pedagogos e diretores passaram pela primeira etapa do programa “Boa Energia nas Escolas”. A ação, promovida pela Secretaria de Municipal Educação, em parceria com a EDP Escelsa, aconteceu na noite de quinta-feira, 16 de maio, no auditório da própria Secretaria.

O treinamento foi oferecido para professores, coordenadores e diretores e está na primeira etapa. Todo o treinamento engloba o funcionamento do processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como temas sobre o uso racional da eletricidade, dicas de economia e curiosidades.

MUDANÇA DE HÁBITO

O objetivo principal da capacitação é ensinar aos professores uma mudança de hábito no que diz respeito ao consumo de energia, para que sejam feitas ações que preservem o meio ambiente de forma sustentável. Além de conscientizar professores e alunos de forma direta, o programa Boa Energia nas Escolas busca envolver as famílias e comunidades do entorno de forma indireta.

Segundo o secretário de Educação, Vinicius da Silva Santos, o treinamento vai trabalhar educação ambiental com sustentabilidade. “A nossa proposta é oferecer às escolas uma forma de fomentar a relação sustentável com os alunos. O que eles vão aprender em sala de aula será levado para casa. Na verdade, será um ciclo de aprendizado e economia”, disse.

O prefeito Elias Dal’Col, esteve presente na capacitação, e foi enfática em disponibilizar o apoio da Prefeitura. “A EDP Escelsa pode contar conosco. Este projeto é muito importante”, afirmou.

Durante visita nas escolas, foi entregue aos diretores um kit pedagógico para ser utilizado nas escolas contendo livros, jogos educativos e outros materiais didáticos.