Prefeitura de Barra de São Francisco leva saúde bucal para dentro das escolas da rede municipal de ensino

204

Na última segunda-feira (06/05/2019), a Prefeitura de Barra de São Francisco, através de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor Odontológico, deu início às atividades do ‘Programa Saúde na Escola’ (PSE) – do Ministério da Saúde. O objetivo é fomentar os cuidados com a higiene bucal.

De acordo com o Dr. Élerson Luís de Souza, Supervisor da Saúde Bucal no município, além das escolas, as ações também contemplarão os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de responsabilidade do executivo municipal.

“As ações atenderão aos alunos de 0 a 14 anos das escolas da municipalidade, sejam da área urbana ou rural, além das creches. Não há um tempo predefinido para a execução dessa ação. Desenvolveremos a atividade no período necessário para que tudo seja feito com responsabilidade e qualidade”, explicou o supervisor.

Além do grupo de profissionais designados para a realização das ações nas unidades de educação, a participação efetiva do corpo docente lotado em cada escola é de grande importância.

“O projeto está sendo desenvolvido pelas Dr.as Earlane, Laís, Sabrina, Tahiana e Valleska – todas elas cirurgiões dentista, com o auxílio das servidoras Eliane, Lucilene, Sandra e Talita. O papel dessas profissionais é executar ações de orientação aos educandos e capacitar os professores, para garantir a realização das atividades semanalmente no ambiente escolar”, contou o Dr. Élerson.

Mais que orientar os alunos e capacitar os professores, enquanto estiverem ministrando as informações, as Dr.as também irão avaliar a necessidade de atenção dos discentes quanto a tratamentos dos dentes.

Os 6 mil kits a serem distribuídos são compostos por 1 bolsa de armazenamento, 1 escova dental infantil, 1 creme dental e 1 fio dental. De acordo com o programa, durante o ano letivo serão distribuídos dois destes kits, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.

Com mais essa atividade colocada em prática, a saúde municipal de Barra de São Francisco – Setor Odontológico, dá mais um passo positivo rumo as metas da Organização Mundial de Saúde (OMS), cooperando para a prevenção da cárie e redução da perda dental na população adulta, além, é claro, de educar crianças que se tornarão formadoras de opinião junto aos familiares no tocante a higienização bucal.