Prefeito Elias Dal’Col inaugura primeira unidade do CAPS em Ecoporanga

180

O prefeito de Ecoporanga, Elias Dal’Col, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, o 1º Centro de Atenção Psicossocial do Município – CAPS I, localizado no bairro Vila Nova, e vai atender pessoas com transtornos mentais graves e persistentes ou intenso sofrimento psíquico. O atendimento objetiva promover a reinserção social, o exercício da cidadania e autonomia, o fortalecimento de laços familiares e social.

O CAPS inicia os atendimentos a partir do dia 1º de julho, e funcionará de segunda à sexta-feira de 07h às 17h, com equipe multiprofissional, formada por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, profissional de educação física, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e serviço de apoio administrativo.

A secretária Municipal de Saúde, Ana Lúcia, cita que no Centro haverá atendimento individual, em grupos, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares e atendimento à família, atividades comunitárias enfocando a integração do doente mental na comunidade e sua inserção familiar e social. “Aqui a palavra-chave é acolhimento”, esclarece ela.

Agradecendo aos parceiros, o prefeito Elias Dal’Col ressaltou que o início do serviço do CAPS representa a consolidação de uma construção coletiva e a sequência do fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. “O CAPS é um ponto de referência na rede, que queremos ver cada vez mais fortalecida”, explicou o prefeito.

Além do prefeito Elias Dal’Col e a secretária de Saúde, Ana Lúcia, estiveram na inauguração, a primeira dama Rosangela Souza, o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Gredismar Lopes, secretários Municipal, o tenente Chagas do 11º BPM, o delegado de Polícia Civil, Dr Leonardo Amorim, a representante da Superintendência Regional de Saúde, Rita de Cássia Santana, o Presidente do SISPMEC, Gumercino Candido de Oliveira, e demais autoridades.