Passeata marca mobilização de combate à dengue em Ecoporanga

236

Dando prosseguimento à campanha de combate à dengue em Ecoporanga, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta manhã desta sexta-feira (07), uma passeata de mobilização de combate à dengue. A passeata saiu da sede da Secretaria de Saúde e percorreu ruas da cidade, visando conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Centenas de pessoas participaram da ação de mobilização, entre crianças, jovens e adultos, inclusive o prefeito Elias Dal’Col, a secretária de Saúde, Ana Lúcia, e o vereador Greidismar Lopes, portando cartazes e banners, além de distribuição de panfletos.

Além disso, a equipe da Vigilância em Saúde trabalha o ano inteiro no combate ao mosquito, realizando a limpeza de bueiros, ribeirões e fazendo a visita às residências. Na limpeza de bueiros e ribeirões, é jogado o veneno para combater as larvas do mosquito que também mata ratos e baratas. De acordo com a informação, a população pode ajudar jogando cloro nos ralos das casas e nos bueiros em frente às suas residências, já que o cloro evita o desenvolvimento de larvas do mosquito.

Contudo, toda a campanha de mobilização se faz necessária para conscientizar que o combate ao mosquito depende da participação efetiva da população, começando pelo fato da limpeza dos terrenos baldios, sem construção, ser de responsabilidade de seus proprietários.

A população deve estar atenta para evitar focos do mosquito, mantendo as caixas d’água bem fechadas e não deixando a água acumular em outros recipientes, como vasos de plantas, garrafas e qualquer outro que possa acumular água, (veja abaixo).

Como evitar focos do mosquito

– Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água.

– Mantenha bem tampados tonéis e baldes d’água.

– Lave toda semana, com escova e sabão, tonéis e outros recipientes (como vasilhas de animais domésticos) que armazenam água.

– Lave por dentro com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa.

– Remova tudo que possa impedir de a água correr pelas calhas dos telhados.

– Não deixe a água da chuva acumular sobre as lajes.

– Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.

– Se não colocar areia no pratinho dos vasos de plantas, lave-o com escova e sabão uma vez por semana.

– Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão, uma vez por semana.

– Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.

– Feche bem os sacos de lixo e deixe-os longe do alcance de animais.

– Mantenha terrenos baldios e quintais limpos e não deixe lixo e entulhos acumulados nestas áreas.