Erick Musso reeleito para presidir a Assembleia Legislativa

129

Composição incluiu a escolha de Enivaldo como líder do Governo e a eleição de Luciano Machado para a 1ª secretaria e de Emílio Mameri para a 2ª secretaria

Novos deputados posam com a nova Mesa Diretora depois da eleição no Plenário Dirceu Cardoso

Aos 31 anos de idade, o deputado estadual Erick Musso (PRB) foi reeleito, na tarde desta sexta-feira (1), para presidir a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, juntamente com o deputado Marcelo Santos como vice-presidente. A chapa foi única e a eleição transcorreu em clima de tranquilidade. O deputado Torino Marques (PSL) ficou com a 2ª vice-presidência.

Nos dois outros cargos mais cobiçados da Mesa, o deputado Luciano Machado (PV) ficou com a 1ª Secretaria, até então ocupada pela deputada Raquel Lessa (Pros), e Emílio Mameri (PSDB) ficou com a 2ª Secretaria, que era ocupada pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD). Raquel ficou com a 3ª secretaria e Alexandre Xambinho (Rede) com a 4ª Secretaria.

A nova Mesa foi eleita com o voto de 28 deputados. Theodorico Ferraço (DEM), que foi a Brasília participar da posse da mulher, Norma Ayub (DEM), como deputada federal, estava ausente. O deputado Sérgio Majeski (PSB) votou contra a eleição da chapa de consenso.

A escolha da nova Mesa foi acompanhada de perto pelo secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz. Os últimos dias foram de tensão e o consenso foi construído incluindo a escolha do deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) como novo líder do Governo, anúncio que já havia sido feito pela manhã pelo governador Renato Casagrande na posse dos 30 deputados.

COMPROMISSO

Em discurso enxuto, Erick Musso fez uma breve prestação de contas de seu mandato e assegurou que o compromisso da nova Mesa é “continuar abrindo as portas desta Casa para o cidadão e a cidadã capixabas, os legítimos donos dos mandatos das senhoras deputadas e dos senhores deputados empossados hoje pela manhã”.

E disse que “cada vez mais atenta aos novos cenários e às mudanças de pensamento da sociedade, esta Mesa Diretora, agora empossada, foi construída a partir de muita conversa e nasceu no seio de deputados reeleitos e na observação atenta de deputados eleitos, que reconheceram na última gestão um trabalho sério e eficiente em benefício da instituição e, principalmente, do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo”.

De acordo com Erick, novos projetos serão implementados para fortalecer a relação entre o Legislativo e a sociedade:  “Entre esses intentos está a contratação de profissionais de libras, um reforço ao nosso compromisso com a inclusão social. Esta Casa também pretende fortalecer as parcerias com instituições de ensino, a fim de estreitar cada vez mais a relação entre Educação e Poder Legislativo”.

No que tange à sustentabilidade, o presidente disse que há dois anos começou o processo de substituição de monitores de computador por outros mais econômicos e de lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas de LED. “Agora, vamos incentivar o uso de bikes por servidores, em substituição aos carros, que poluem o meio ambiente e reduzem a qualidade de vida do cidadão que mora na Grande Vitória. É o compromisso desta Casa com a sustentabilidade”.