Dona Lurdes, uma mulher guerreira que montou o Franciscano em Barra de São Francisco em 1985

578
Em pé: Paulo Pedro, Diel, Paulo Pirola, Paulo Brito, Genilson, Romildo e Dona Lurdes.
Agachados: Junior Borem, Batista, Ronaldo, Zé Lauer, Sandro Montanha, Dinho e Ronaldo.

Em meados de 1985, uma mulher revolucionou o esporte feminino e masculino em Barra de São Francisco. Maria de Lurdes Brito de Oliveira, mais conhecida como Dona Lurdes, e que todos a conhecem na cidade, ela chegou a Barra de São Francisco em meados de 1974, mas antes ela era moradora do distrito de Prata dos Baianos, interior de Ecoporanga, e em seguida foi morar em Mantena e da cidade mineira se mudou para acidade francisquense.

Pouco tempo depois de se mudar para Barra de São Francisco, ela então formou um time de mulher, que por muitos anos fez o maior sucesso na cidade e na região, mas ela queria ir mais longe ainda.

Amante do esporte em todas as modalidades, Dona Lurdes formou um time masculino e em poucos meses já conquistava o coração dos torcedores da cidade. O time em questão era o Franciscano Futebol Clube, e que por sinal, era um time formado por jovens e que jogavam por amor a camisa.

Dona Lurdes além de ser uma mulher guerreira na cidade, trabalhadeira, humilde, honesta, mãe de vários filhos, ainda tinha tempo para mexer com futebol, sua paixão preferida.

Uma mulher cheia de energia positiva e detentora de centenas de amigos, criou os filhos com muita dificuldade, mas o esporte era mesmo sua paixão. Os filhos sempre deram apoio a mãe em suas iniciativas.

Hoje Dona Lurdes é aposentada, ela prestou serviços por muitos anos no Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, onde também conquistou o coração dos colegas de trabalho e a todos que iam naquela unidade hospitalar. Dona Lurdes está com 83 anos de idade.

Dona Lurdes é até os dias atuais amiga do deputado estadual Enivaldo dos Anjos, e ele sempre que podia naquela época dava todo apoio a ela, pois ele também era e é apaixonado por futebol.

Em pé: Paulo Pedro, Diel, Paulo Pirola, Paulo Brito, Genilson, Romildo e Dona Lurdes.

Agachados: Junior Borem, Batista, Ronaldo, Zé Lauer, Sandro Montanha, Dinho e Ronaldo.