Deputado do Noroeste toma posse em seu quinto mandato e será líder do Governo

324

Enivaldo dos Anjos é escolhido pelo governador Renato Casagrande como líder e aceita o convite: “Será um novo desafio para minha atuação parlamentar” 

Renato Casagrande entrega ao seu líder na Assembleia, Enivaldo dos Anjos, o certificado de deputado, ao lado de Edmar dos Anjos e de Erick Musso

Os 30 deputados estaduais eleitos em outubro de 2018 tomaram posse na manhã desta sexta-feira (01) em seus respectivos mandatos na Assembleia Legislativa, para a legislatura 2019-2022. A Casa teve uma renovação de 50%. Ou seja, 15 deputados foram reeleitos (dois se elegeram deputado federal), dentre eles Enivaldo dos Anjos (PSD), com votos em todo o Estado do Espírito Santo.

Enivaldo dos Anjos será o líder do Governo na Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito pelo próprio governador Renato Casagrande (PSB) em seu discurso ao final da sessão solene e disse que o deputado do Noroeste do Estado aceitou o convite. “Será um novo desafio, uma nova missão, um novo tipo de atuação parlamentar”, comentou Enivaldo.

Político de fibra, com fortes raízes na região Noroeste, mas a cada dia com atuação mais abrangente, beneficiando a toda a população capixaba, Enivaldo dos Anjos tomou posse para cumprir seu quinto mandato de deputado estadual, eleito com 24.202 votos no pleito realizado em outubro de 2018.

A votação de Enivaldo cresceu 29,94% em relação às eleições de 2014, quando obteve 18.625 votos e tornou-se o primeiro parlamentar brasileiro e voltar a exercer um mandato de deputado estadual, depois de já ter ocupado o cargo e ter saído para se tornar conselheiro do Tribunal de Contas de seu Estado.

Com 68 anos (completa 69 no dia 8 de maio), Enivaldo Euzébio dos Anjos vem de uma família numerosa, composta por dez filhos do oficial de Justiça Astrogildo Romão dos Anjos e da dona de casa Samina Rosa dos Anjos, dos quais já morreram Evande, o Zico, a mais velha, Edith, em 2016, e mais recentemente Edgard, o mais velho dentre os homens. Continuam sua jornada, além de Enivaldo, os irmãos Eni, a “Preta”, Erli, Erildo, Tinoco e os gêmeos Edmar, pai do vereador Mazinho dos Anjos (PSD), de Vitória, e Elisete.

Formado em Direito, Enivaldo dos Anjos já atuou como escrivão, radialista e jornalista. Foi prefeito de Barra do São Francisco (1988), secretário de Estado do Interior (1992-94) e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (2000 a 2010)). Já cumpriu quatro mandatos como deputado estadual (1987-88, 1995-99, 1999-2000 e 2015-2019.

Em 2000, ele foi indicado pelos seus colegas da Assembleia Legislativa para ocupar uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCEES), do qual chegou a ser vice-presidente, e ficou no cargo até completar 60 anos, em 2010, quando se aposentou.

Na legislatura que se encerrou, Enivaldo passou os quatro anos como membro da Mesa Diretora. No primeiro período, como 1º secretário, e no segundo como 2º secretário. Nesse período, marcou sua atuação com ações de forte impacto na estrutura da Casa e na valorização dos servidores.

Teve ativa atuação parlamentar, presidindo duas Comissões Parlamentares de Inquérito – CPIs da Máfia do Guincho e da Sonegação de Tributos, também participando de comissões especiais, como a de Mármore e Granito. Liderou a criação e tornou-se o presidente do Fórum dos Servidores Públicos, uma referência nacional.

No mundo esportivo, Enivaldo presidiu o Santos de Barra de São Francisco, foi diretor de arbitragem da antiga Federação Desportiva Espirito-Santense (FDE), antecessora da Federação de Futebol (FES), e presidiu o Rio Branco Atlético Clube por dois mandatos, tendo ampliado o estádio Kleber Andrade.

Mais tarde, como presidente de honra do Rio Branco (por mais de 10 anos), participou na intermediação para a estadualização do estádio, transformado na Arena que hoje já sediou jogos até da Seleção Brasileira no Espírito Santo.