Deputado “Café no Bule” anuncia que Homenagem a Barra de São Francisco será todo ano

275

Em meio ao retumbante sucesso que foi a sessão solene que homenageou cerca de 60 pessoas nas comemorações aos 76 anos de Barra de São Francisco, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) anunciou que, a partir de agora, todos os anos o evento será comemorado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Mais de 200 pessoas participaram da solenidade, que lotou o plenário Dirceu Cardoso e as galerias da Casa.

Com a presença do prefeito Alencar Marim (PT), lado a lado com o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), a sessão solene realizada na noite de quinta-feira (17) foi marcada pela emoção e boas lembranças rememoradas com a história dos homenageados, entre comendas, medalhas e certificados.

“É nossa forma de mostrar gratidão pela contribuição que essas pessoas deram para o desenvolvimento socioeconômico de nosso município e também uma maneira de divulgar a cidade como um ótimo lugar de se investir e se viver. Isso fica claro na história das pessoas, que chegaram e não mais saíram, constituindo família e forçando uma cultura de hospitalidade e acolhimento que é bem característica de Barra de São Francisco”, disse Enivaldo dos Anjos.

Um dos momentos mais marcantes da sessão foi quando o laureado mais idoso na ocasião, o comerciante Pedro Castilho, 89 anos, foi chamado a retornar para representar os “amigos capixabas” numa homenagem surpresa feita ao próprio deputado Enivaldo dos Anjos.

“Ele (o deputado) sempre se preocupa em reconhecer as pessoas e recebe esta justa homenagem pelo que fez e continua fazendo não apenas por Barra de São Francisco, mas pelo Espírito Santo. São mais de 50 anos de dedicação a servir”, anunciou o cerimonialista, o jornalista José Caldas.

BANDA

Uma das atrações à parte da festa em homenagem a Barra de São Francisco foi a Banda do 38º Batalhão de Infantaria, que executou os hinos Nacional e do Espírito Santo e inovou, com seu maestro, tenente Geraldo, cantando o Hino de Barra de São Francisco.

Durante a sessão, a banda fez várias intervenções e, na homenagem a Enivaldo dos Anjos, despertou sentimentos de emoção ao executar a música “Amigos para sempre”. Depois, ainda abrilhantou o coquetel oferecido aos participantes, tocando por quase uma hora clássicos populares nacionais e internacionais, com seus vocalistas arrancando aplausos.

O prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim, classificou de histórico o evento no Parlamento capixaba. “Agradecemos por esse reconhecimento e pela oportunidade de reunirmos várias gerações de pessoas nascidas em Barra de São Francisco e que muito contribuíram e ainda estão contribuindo para o nosso desenvolvimento”, declarou.

O deputado Enivaldo dos Anjos pediu desculpas às pessoas que não foram lembradas nesta primeira ocasião, mas garantiu que esta homenagem passará a fazer parte do calendário da Assembleia Legislativa e será realizada anualmente, no mês de outubro. “Assim, poderemos lembrar novos nomes e lembrar às novas gerações a contribuição que os pioneiros deram para que sejamos o que somos”, disse Enivaldo.

Um dos moradores mais antigos de Barra de São Francisco, Pedro Castilho, de 89 anos, integrou a lista dos contemplados. Ele contou que cresceu junto com o desenvolvimento do município:

“Nasci na roça, mas depois fui para a cidade. Arranjei emprego no comércio e logo montei meu próprio negócio. Fui um empresário bem-sucedido na indústria têxtil”, contou.

Castilho afirmou que é grato a Barra de São Francisco por tudo que o município lhe deu na vida, principalmente os amigos: “Fui ligado ao comércio e à política de Barra de São Francisco; depois de toda essa experiência que a vida me deu tenho a certeza de que o mais importante na vida não é status e nem poder, mas os amigos”.

O desembargador do Tribunal de Justiça (TJES), Carlos Simões, que nasceu em Barra de São Francisco, prestigiou o evento. Ele contou que seus pais foram desbravadores do município, numa época perigosa e cheia de desafios, pois os pioneiros conviveram com o Contestado, conflito entre Minas Gerais e o Espírito Santo provocado pela disputa de terras na Região Noroeste do estado.

O presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), frisou a importância da homenagem: “Este é um reconhecimento de uma instituição que representa o povo capixaba. Que essa homenagem renove as energias de todos vocês para continuarem nesse trabalho de transformar Barra de São Francisco num município cada vez mais pujante”, destacou Erick.

A deputada Iriny Lopes (PT) também prestigiou o evento e disse que gosta muito de visitar Barra de São Francisco. “O município é muito hospitaleiro e recebe a todos com calor humano e alegria”, citou.