Desafios do setor de Rochas Ornamentais são debatidos na Câmara Municipal de Barra de São Francisco

193

A Comissão Especial de apoio a Rochas Ornamentais se reuniu nesta terça feira, 16/07/2019, na câmara municipal de Barra de São Francisco, para tratar de assuntos ligados ao setor. O encontro foi aberto inicialmente pelo presidente daquela casa de leis, vereador Juvenal Calixto, que, em seguida passou para Zirene Surdini dar sequencia aos trabalhos.

O diretor Executivo da ANPO – Associação Noroeste de Produtores de Rochas Ornamentais, Mário Imbroisi, fez um relato do panorama regional e dos entraves burocráticos que emperram o setor produtivo. Para ele, o panorama é assustador para os próximos anos, caso não haja a intervenção política em favor do setor.

Mário exemplificou que as exportações se comparado o mesmo período de 2018 com 2019, a queda é de 12,65% em termos de rochas ornamentais enviadas para países da Europa e EUA.

Segundo ele, o empresário não tem mais como esperar a boa vontade dos órgãos ambientais que liberam as licenças para extração mineral.

Todos os presentes na reunião foram unanimes da necessidade de fortalecer o setor produtivo, agilização na legislação, apoio das autoridades e organização das entidades de classe. Tanto, que representantes da ASCAMES imediatamente colocaram a possibilidade de que nos dias 08 de agosto, possa ocorrer dentro dos encontros estaduais, de vereadores com os deputados estaduais e o governador Renato Casagrande, uma palestra do diretor da ANPO aos presentes.

Após as explanações realizadas foi anunciado, que uma pauta de reivindicações havia sido retirada das discussões, ficando para posterior cumprimento, os seguintes itens:Falaram ainda vereadores  de Barra de São Francisco, Wilson Mulinha, José Valdeci, Zilma Matos, acompanhados, Juvenal Calixto, Alemão do Paulista e Huander Bofe. Usaram ainda da palavra os vereadores de Baixo Guandu, Ecoporanga e Mantenópolis, lamentando a ausência de representantes de outros municípios que fazem parte do COMINES – num total de 12 da região noroeste.

Fortalecimento da parceria do setor público e privado para apoio aos empresários.

Agilização nos órgãos do governo para licenciamento dos empreendimentos da região.

Envolvimento de autoridades para se empenharem na busca de soluções imediatas.

Participação em eventos estaduais para ampliação da discussão dos problemas relacionados ao setor de mineração no ES.

Estiveram presentes ao encontro os municípios de Mantenópolis, Baixo Guandu, Ecoporanga e Barra de São Francisco, através de seus vereadores.

Pela ANPO – Associação Noroeste de Produtores de Rochas Ornamentais, o diretor executivo Mário Imbroisi se fez presente. Pela ASCAMES – Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo – o presidente e vereador por Baixo Guandu, Wilton Minarini.

Fonte: ASCOMCMBSF