Cesar Vieira: Sinto-me realizado em ter tido meu nome na história do 11º BPM de Barra de São Francisco

321
Cesar Vieira, a direita foi o primeiro comandante do Batalhão

O primeiro Comandante do 11º BPM de Barra de São Francisco, o hoje Coronel aposentado Paulo Cesar Vieira, fala com muita alegria e satisfação em ter seu nome cravado na historia deste acontecimento inédito e importante para o município. “Sinto-me realizado em ter meu nome na história deste Batalhão”, disse Cesar Vieira.

“Lembro-me que, quando surgiu a noticia de que Barra de São Francisco, teria um Batalhão Militar, muitas pessoas não acreditavam, inclusive até militar na ocasião, mas como eu sabia que o deputado estadual Enivaldo dos Anjos era o representante do município e região na Assembleia Legislativa, e que tinha e tem até hoje muito prestigio, não pensei duas vezes. O Batalhão vai vim mesmo para a cidade”, disse Cesar Vieira.

Pois bem, o decreto foi criado pelo governo do Estado, através de solicitação do deputado Enivaldo dos Anjos. “Onde vamos instalar o Batalhão em Barra de São Francisco?”, indagava Cesar Vieira.

Neste curto intervalo para instalar a sede do Batalhão, pois teria que ser rápido, surgiu o local exato, que foi onde funcionava a delegacia de policia, na esquina da Rua Astrogildo Romão dos Anjos, com a Rua Juiz Thaurion Pimentel. A delegacia acabara de se mudar para o centro da cidade, ao lado do Banestes.

“Mas como levar o Batalhão para a antiga delegacia, se o local pertence ao Estado?”, indagou mais uma vez Cesar Vieira. Foi ai que Cesar Vieira procurou o deputado Enivaldo dos Anjos para trocar ideias e encontra saída para instalar a sede do 11º BPM.

Não deu outra, o deputado Enivaldo dos Anjos foi positivo, com Cesar Vieira, “muda toda a estrutura da Companhia par a sede da delegacia, que depois eu resolvo com o governador”, disse Enivaldo.

Cesar Vieira então pegou toda a mobília da companhia que funcionava no bairro Irmãos Fernandes e as levou para a antiga delegacia, onde está até hoje a sede do 11º BPM de Barra de São Francisco. Durante esses 17 anos de fundação do Batalhão já houve muitas melhorias, inclusive com o próprio Cesar Vieira, que foi o primeiro comandante.

Hoje o 11º BPM de Barra de São Francisco, tem no comando o Tenente-Coronel Rômulo Souza Dias.

Histórico:

O então DPM (Destacamento Policial Militar) de Barra de São Francisco funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil e era comandado pelos Delegados ou Subdelegados de Polícia quando estes eram militares.

Quando os Delegados e Subdelegados se tornaram civis, os comandantes do DPM eram militares, até 1986, quando se criou o 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Nova Venécia, transferido para a Rua Maranhão, Centro de Barra de São Francisco.

Em 8 de abril de 1998, a 3ª Cia do 8º Batalhão, através de um decreto do Governador Vítor Buaiz, foi transformada na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Barra de São Francisco e abrangendo ainda os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo e Mantenópolis.

Assumiu, então, como primeiro comandante da 4ª Cia Independente, o então major PM Ailton Romais, hoje coronel aposentado, sendo seu subcomandante o capitão Alex Voney de Almeida.

Em 02 de julho de 2002, a 4ª Cia Independente, através de iniciativa do deputado Estadual Enivaldo dos Anjos e líder do Governo e com o decreto 1049-R, foi transformada no 11º Batalhão da Polícia Militar com sede em Barra de São Francisco e abrangendo, ainda, os municípios de Ecoporanga, sede da 2º Cia; Água Doce do Norte, sede do 4º Pel da 1ª Cia; Águia Branca, sede da 1ª Cia e Mantenópolis, sede do 3º Pel da 1ª Cia além do Alto Rio Novo.

Assumiu então, como primeiro comandante do 11º BPM o major PM Paulo César Vieira, hoje coronel aposentado. O 11º BPM é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis, no firme propósito de defender os valores da sociedade norte-capixaba.

A atual sede foi totalmente reformada pela comunidade local, empresários, apoio incondicional da Justiça e do Ministério público, seguimentos organizados da sociedade e pelo serviço voluntário de policiais militares que em suas horas de folga trabalharam na reconstrução do prédio ocupado da antiga delegacia de Polícia Civil.

Colaboração: Cesar Vieira

Entenda como surgiu o Batalhão de Barra de São Francisco

Através de decreto 1049-R, de 02 de julho de 2002, e Instalada em 09/07/2002, o 11º BPM da Policia Militar de Barra de São Francisco, estará completando 17 anos, de instalação nesta terça feira, 09/07/2019. O autor da indicação para que fosse instalado o 11º BPM, foi do deputado estadual Enivaldo dos Anjos, sendo que o governador a época era José Inácio Ferreira.

O primeiro comandante do 11º BPM, foi o major PM Paulo César Vieira, hoje coronel aposentado. Vale lembrar, que antes mesmo de se criar o batalhão, foi criada a 4ª Companhia Independente, através de indicação do também deputado estadual Enivaldo dos Anjos, e quem assumiu na época foi major PM Ailton Romais, hoje também coronel aposentado.

O 11º Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis, no firme propósito de defender os valores da sociedade do Norte e Noroeste-capixaba.

O então DPM (Destacamento Policial Militar) de Barra de São Francisco funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil e era comandado pelos Delegados ou Subdelegados de Polícia quando estes eram militares.

Quando os Delegados e Subdelegados se tornaram civis, os comandantes do DPM eram militares, até 1986, quando se criou o 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Nova Venécia, transferido para a Rua Maranhão, Centro de Barra de São Francisco.

Em 08 de abril de 1998, a 3ª Cia do 8º Batalhão, através de um decreto do Governador Vítor Buaiz, por indicação do deputado estadual Enivaldo dos Anjos, foi transformada na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Barra de São Francisco e abrangendo ainda os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo e Mantenópolis.

Assumiu, então, como primeiro comandante da 4ª Cia Independente, o então major PM Ailton Romais, hoje coronel aposentado, sendo seu subcomandante o capitão Alex Voney de Almeida.

Em 02 de julho de 2002, a 4ª Cia Independente, através do decreto 1049-R, do Governador José Inácio Ferreira, por indicação também do deputado estadual Enivaldo dos Anjos, foi transformada no 11º Batalhão da Polícia Militar com sede em Barra de São Francisco e abrangendo, ainda, os municípios de Ecoporanga, sede da 2º Cia; Água Doce do Norte, sede do 4º Pel da 1ª Cia; Águia Branca, sede da 1ª Cia e Mantenópolis, sede do 3º Pel da 1ª Cia além do Alto Rio Novo. Assumiu então, como primeiro comandante do 11º BPM o major PM Paulo César Vieira, hoje coronel aposentado.

O penúltimo comandante do 11º batalhão foi o Tenente Coronel Luciano Suave, que havia assumido em março de 2017, porém no dia 27/02/2019, o Tenente Coronel Rômulo Souza Dias assumiu o comando do 11º Batalhão da Polícia Militar em Barra de São Francisco.

Fotos: Cesar Vieira

A companhia funcionava neste local, no bairro Irmãos Fernandes