Associação de Pais e Amigos dos Autistas promovem palestra com apoio da prefeitura de Barra de São Francisco

52

A Prefeitura de Barra de São Francisco, juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas, promoveram na noite do último sábado, 11/05/2019, às 19h, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), uma palestra com o tema: “Conhecer, Compreender e Respeitar para melhor Conviver”.

Durante a palestra, foram discutidos a desmistificação dos preconceitos acerca do autismo, as reais dificuldades, as possibilidades de progresso, entre outras características de quem convive com uma pessoa com TEA ( Transtorno do Espectro Autista).

O QUE É TEA?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Desenvolvimento da Linguagem foi o título da mesa-redonda formada pelas professoras do IBC Maria do Socorro Fortes de Oliveira e Renata Martins de Oliveira, mediada pela professora Dayana Bandeira, para explicar as perturbações do desenvolvimento neurológico apresentadas pelas crianças com autismo.

O TEA costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos de idade, mas os sinais iniciais podem ser observados nos primeiros meses de vida em algumas crianças. Diferentes síndromes são englobadas no TEA e o termo espectro justifica-se pela gradação de mais leve à mais grave das manifestações da dificuldade na comunicação e do relacionamento social.

O evento contou com a participação do Prefeito Alencar Marim, dos vereadores José Valdeci e Zirene Surdini, do Secretário de Assistência Social Adenir Gomes de Moura, da fonoaudióloga Bianca Gualandi, de pais de portadores do espectro autistas, de profissionais de saúde e da educação e servidores públicos.