Assistência Social faz balanço dos Serviços Sócioassistenciais de 2017 em Mantena

2576
Prefeito João Rufino e a Secretária Ernanda Danusia

A Secretaria Municipal de Assistência Social é o órgão da Prefeitura Municipal de Mantena, responsável pela gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Município. O SUAS é a materialização da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

A PNAS está organizada a partir do SUAS, que tem como papel principal a garantia de direitos, sendo esse organizado com o objetivo de promover o bem-estar e a proteção social de famílias, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos, tendo suas ações orientadas a partir da PNAS, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em 2004.

Por meio do Cadastro Único, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Público de Convivência Ciranda da Alegria, são ofertados os serviços de Proteção Social Básica, e de Proteção Social Especial de Média Complexidade Nesta gestão (2017-2020), com o total apoio do Prefeito João Rufino, a Secretaria Municipal de Assistência Social gerida pela Secretária Ernanda Danusia, já teve várias adaptações importantes e novos serviços para a efetividade da PNAS.

Apenas durante o ano de 2017 que está prestes à findar, foram alcançados muitos resultados, dentre eles alguns: – Extinção das “senhas de atendimento”, que dificultavam o atendimento ao público do Programa Bolsa Família e demais programas que necessitam do Cadastro Único.

Hoje qualquer usuário que procurar o Cadastro Único para inserir-se ou fazer atualização é atendido no mesmo instante.

Informatização dos atendimentos feitos no Cadastro Único para garantir agilidade nos resultados dos procedimentos realizados.

Criação do Centro Público de Convivência Ciranda da Alegria.

1º Arraiá Intergeracional para os idosos do Lar Santo Antônio, com a participação das crianças e adolescentes do Centro de Convivência Ciranda da Alegria e dos alunos da APAE.

Criação do Cadastro Único Itinerante, que atendeu neste ano por duas vezes os distritos de Limeira e Barra do Ariranha, e pretende abrangência para os demais distritos em 2018.

Parceria entre o Cadastro Único e as Entidades e Organizações da Sociedade Civil que ofertam serviço de Assistência Social e Educacionais, dentre elas o Lar Santo Antônio e o Centro Educacional Casulo Amor à Criança.

Termo de Adesão entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Estado de Minas Gerais para beneficiar 04 entidades de Acolhimento Institucional com o valor de 120.000 (cento e vinte mil reais) por meio do Programa Rede Cuidar.

Implementação do Programa Criança Feliz no âmbito do CRAS.

Atendimento à 200 solicitações de Benefício de Prestação Continuada (BPC) por meio do CRAS.

Entrega de mais de 100 certificados de participação dos cursos de cabeleireiro, costura, manicure e depilação ministrados nos projetos PRECID e PROCATEF.

Ampliação do espaço do CRAS.

Reforma da sede do Conselho Tutelar (Política de Direitos Humanos).

Ampliação do espaço do Cadastro Único.

Dia de Lazer com o Projeto VIDA ATIVA no Pesque & Pague (Comemoração ao Dia Internacional da Mulher).

1ª Caminhada em Comemoração ao Dia do Idoso.

Parceria com a APAE para a Criação do Centro-dia, e Projeto Conviver, sendo ofertado os Serviços de Proteção Social Básica e de Média Complexidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Aumento dos Índices de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e SUAS.

Mais de 5 mil cadastramentos de famílias no Cadastro único.

Criação, implantação e implementação de 02 (dois) projetos municipais alocados na sede da Secretaria de Assistência Social, que visam a capacitação para o mercado de trabalho e cidadania (PRECID e PROCATEF).

1º Dia de Princesa d Secretaria Municipal de Assistência Social em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Apoio total ao Conselho Municipal de Assistência Social para a realização da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Mantena.

MISS VIDA ATIVA 2017.

Tarde de Lazer no Clube dos Jovens para as crianças e adolescentes do Centro Público de Convivência Ciranda da Alegria.

Trabalho Intersetorial com a Agricultura para beneficiar à 208 famílias com o Programa Sementes Presentes.

Trabalho Intersetorial com a Saúde Pública para realização do “Mutirão de Cadastramento e Recadastramento” do BPC.

Criação do Projeto Construindo o Futuro – PROCONF.

Extensão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oficinas de violão, flauta doce, zumba e capoeira nos distritos de Limeira e Barra do Ariranha por meio do Centro Público de Convivência Ciranda da Alegria.

Articulação do CRAS com empresas por meio do Programa ACESSUAS Trabalho.

1ª Marcha contra ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes por meio do CREAS, em articulação com o CRAS, APAE (Centro-dia e Projeto Conviver), Conselho Tutelar e demais órgãos de proteção.

Confraternização para os usuários do Centro Público de Convivência Ciranda da Alegria.

Participação no Desfile Cívico, prestação de serviços na 1ª Festa do Peão Motociclista, dentre outros.

O compromisso com a Área Social é uma das marcas da atual gestão e só tende a melhorar. Secretaria Municipal de Assistência Social – Avenida Getúlio Vargas, 429 – Centro / Tel.: (33) 3241 2443.

 

COMPARTILHAR