Agentes de Saúde de Barra de São Francisco agradecem ao prefeito Alencar e ao vereador Teco

667
Teco, Edvaldo e Alencar

Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate a Endemias de Barra de São Francisco, estão felizes da vida, ao mesmo tempo comemorando uma vitória, pois o prefeito Alencar Marim, cumpriu com a palavra e está pagando essas categorias nesta sexta feira, 03/05/2019.

As categorias estão agradecendo ao prefeito e ao vereador Teco Ferreira (PSD), por ele ter lutado em favor dos mesmos. Vale lembrar, que o vereador Teco Ferreira, havia protocolado oficio junto a prefeitura do município, no dia 21/03/2019, ou seja, em março último solicitando do chefe do poder executivo a valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agente de Combate as Endemias, que prestam serviços a municipalidade. Pouco mais de um mês a promessa foi cumprida.

Baseado no oficio de Teco Ferreira, o prefeito Alencar Marim, se reuniu com o vereador e com o presidente do Sindicato dos Funcionários Público Municipal, Edivaldo Martins Felipe, a fim de discutirem o assunto referente aos referidos agentes.

“Os Agentes Comunitários de Saúde, são profissionais da mais alta relevância, haja vista, a importância do trabalho que eles executam em favor da saúde da população de Barra de São Francisco”, disse Teco Ferreira.

De acordo o vereador Teco, o Governo Federal reconhecendo o trabalho desses profissionais fez aprovar uma Lei Federal de nº 13.708 em 14 de agosto de 2018, estabelecendo o piso salarial destas categorias, sendo que no exercício  de 2019 o piso está estabelecido em R$ 1.250,00 (Hum mil e duzentos e cinquenta reais).

Ainda de acordo o vereador Teco, e sabedor de que o município ainda não cumpre a Lei federal nº 13.708, solicitou junto ao prefeito Alencar Marim, que seja determinado o seu cumprimento, haja vista, que trata-se de uma legislação federal em plena vigência e, o não cumprimento da mesma poderia acarretar ações contra o município.

“A valorização desses profissionais implica no cumprimento do piso salarial, bem como, proporcionar condições de trabalho com equipamentos necessários ao exercício e suas atividades”, acrescenta Teco.

“Os agentes necessitam estar sempre identificados através de uniformes, pois no contexto atual muitas pessoas têm até medo de abrir suas residências para a visita dos agentes e, o reconhecimento pelo uniforme é fundamental para dar segurança as pessoas”, disse Teco.

Teco solicita ao prefeito a aquisição de uniformes para agentes, ainda, a aquisição de bolsas próprias para o transporte de seus materiais de trabalho, aquisição de balanças, medidores de pressão arterial e, protetor solar para uso dos servidores em questão em virtude de estarem sempre expostos ao sol.

Na ocasião, o prefeito Alencar Marim disse ao vereador Teco e ao presidente do sindicato, que efetuaria o pagamento, o que realmente aconteceu na data de hoje (03). Alencar disse que também está feliz por cumprir com sua obrigação e valorizar ainda mais a categoria, e que o dinheiro já está na conta e que todos podem comemorar mais esta vitória.